-->

Visitas ao meu blog

domingo, 22 de agosto de 2010

Núcleo, Manto e Crosta.

A Terra é um planeta que se encontra no sistema solar, está bem próximo do Sol, cerca de 150 milhões de quilômetros. Aparentemente é ondulado, elipsoidal, ou seja, possui pólos achatados por causa do movimento que se realiza em torno de si mesmo. Ainda é ondulado, irregular e matematicamente complexo. possui aproximadamente ¾ de sua superficie formada por água e quimicamente é dividido em crosta, manto e núcleo.

O núcleo

A parte mais interna do planeta, é dividido em núcleo sólido e líquido. O núcleo sólido é composto predominantemente por ferro e níquel. Possui elevada temperatura em função do seu campo magnético. O núcleo líquido é composto pelos mesmos componentes do núcleo sólido, porém em estado líquido. A essa parte do núcleo é que se atribui a formação do campo magnético.


O manto

A parte que se encontra entre o núcleo e a crosta, é formado por silício, ferro e magnésio em estado pastoso. Apesar de ser encontrado em estado sólido, acredita-se que permanece em estado pastoso em função das altas temperaturas, 3.400ºC.


A crosta

Também chamada de litosfera, é a parte externa do planeta que se forma a partir do oxigênio, silício, alumínio, magnésio e ferro. Possui placas tectônicas ou litosféricas que se movimentam de forma lenta e contínua sobre o manto. Tais movimentações ocorrem por causa das pressões que o manto exerce sobre a crosta, o que acarreta em deformações na crosta. Também sofre o rompimento de suas camadas rochosas resultantes da pressão do manto, provocando o vulcanismo, que se dá principalmente em regiões onde existe o encontro de placas tectônicas; e os terremotos que são vibrações induzidas pelos movimentos das placas litosféricas.



Acredita-se que o planeta Terra é o único a ter vida. O campo magnético formado no núcleo do planeta juntamente com a atmosfera é que contribui para a vida no planeta, pois juntos protegem o mesmo contra radioatividade vinda do Sol e das estrelas, além dos meteoros que são destruídos antes que cheguem à superfície

5 comentários:

  1. manto- camada com 2900 quilômetros de profundidade. A parte superior é constituída de rochas sólidas, e a parte inferior é formada por rochas derretidas por causa de alta temperatura no interior da terra

    ResponderExcluir
  2. Amei o site, me ajudou muito no trabalho!!! <3

    ResponderExcluir