-->

Visitas ao meu blog

Mercúrio


Mercúrio é o nome de um planeta do Sistema Solar, é o primeiro a partir do Sol, além disso, é o menor, praticamente 40% menor que a Terra. 
A superfície de Mercúrio é semelhante à lunar, isso porque esse planeta sofreu intensos impactos de meteoritos. Mercúrio não possui satélites conhecidos, o que ocorre também com Vênus, e por essa razão são chamados de “planetas sem-lua”. 

O movimento de rotação de Mercúrio está diretamente ligado com o período orbital, que gira uma volta e meia a cada órbita. O tempo gasto para completar o movimento de rotação é de 59 dias. 
Segundo cientistas, o planeta Mercúrio teria se formado no mesmo período que a Terra, há cerca de 4,5 bilhões de anos. 

Mercúrio apresenta temperatura máxima que pode atingir 350°C (parte iluminada pelo Sol) e temperatura mínima (parte não iluminada pelo Sol) que chega a -170°C, considerado um dos planetas mais quentes do sistema solar. 

Quanto à densidade, é o planeta mais denso do Sistema Solar, o seu núcleo é constituído por ferro, com uma parte líquida e outra sólida. O planeta Mercúrio pode ser visto a olho nu em períodos específicos, como ao amanhecer e ao entardecer. 

Dados gerais sobre o planeta: 

- Tempo gasto para concluir o movimento de rotação: 59 dias. 

- Tempo gasto para concluir o movimento de translação: 87 dias. 

- Diâmetro: 4.848 quilômetros. 

- Composição da atmosfera: hélio, sódio e oxigênio.
                             Texto por : Eduardo Freitas