-->

Visitas ao meu blog

Marte


Marte é um planeta do sistema solar que se encontra situado em quarto lugar a partir do Sol. Durante a noite é identificado pela sua aparência, uma estrela vermelha, característica essa que lhe rendeu o nome de Marte, nomeação feita pelos antigos romanos. Além dos romanos, os chineses, coreanos e japoneses o denominaram de “Estrela de Fogo”. 

Para realizar um movimento completo em torno do sol, Marte precisa de 687 dias, tomando como base os dias terrestres. 

O planeta em questão possui particularidades semelhantes às do planeta Terra como, por exemplo, a duração do dia e as estações do ano bastante similares. 
Na superfície de Marte são encontradas calotas polares constituídas de água e dióxido de carbono gelados, no planeta está presente a maior montanha de todo sistema solar, chamada de Olympus Mons, composta por uma grande cratera, além de planície e antigos leitos de rios
De acordo com a mitologia helênica, Marte representa Ares (deus da fúria e da guerra). A ciência que tem como objetivo estudar Marte é chamada de areologia. 

Devido à fina espessura da atmosfera marciana as temperaturas são baixas, não ultrapassando 20 graus, no entanto, os dados são imprecisos, pois não levam em conta as particularidades regionais do planeta.
No verão a temperatura atinge – 36ºC e no inverno as temperaturas atingem – 130ºC. 

Marte é um planeta com tamanho inferior ao da Terra, para realização do movimento de rotação a duração é de 24,6 horas e translação 687 dias. 

Diâmetro do planeta é de 6.794 quilômetros e as temperaturas no mesmo oscilam entre 20ºC e – 130ºC. A composição atmosférica em marte é de dióxido de carbono, nitrogênio, oxigênio e monóxido de carbono.
                                                                Por Eduardo Freitas