-->

Visitas ao meu blog

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Você sabia..?

Quando eu estava pesquisando as imagens do deus Plutão achei esta foto muito bonitinha dos planetas ao Plutão :

Você sabia que cada nome de um planeta foi dado por causa dos deuses da mitologia ?

Mercúrio, do escultor flamengo do século XVII Artus Quellinus, indentificado por seu chapéu, bolsa fechada por um fio, caduceu, sandálias aladas, galo e bode (Amsterdam Town Hall, hoje Royal Palace).





Vênus (português brasileiro) Vénus (português europeu ) é a deusa do penteão ( ou panteon ) romano, equivale a afrodite no panteão grego. É a deusa do Amor e da Beleza. O nome vem acompanhado, por vezes, de como " Citereia " já que, quando do nascimento, teria passado por Citera, onde era adorada sob este nome.




( Terra, por incrível que pareça, não existe um deus da mitologia. )

Marte era o deus romano da guerra, equivalente ao grego Ares.
Filho de Juno e Júpiter, era considerado o deus da guerra sangrenta, ao contrário de sua irmã Minerva, que representa a guerra justa e diplomática. Os dois irmãos tinham uma rixa, que acabou culminando no frente-a-frente de ambos, junto das muralhas de Tróia, cada um dos quais defendendo um dos exércitos. Marte, protector dos troianos, acabou derrotado.

Ficheiro:Ares villa Hadriana.jpg



Júpiter (em latim, Iuppiter) era o deus romano do dia, comumente identificado com o deusgrego Zeus. Também era chamado de Jove (Jovis). Na mitologia romana Júpiter é o pai do deus Marte. Assim, Júpiter é o avô de Rómulo e Remo, os lendários fundadores de Roma. Júpiter é filho de Saturno e Cíbele.



Saturno (do latim Saturnus) é um deus romano da agricultura, justiça e força, equivalente aogrego Cronos. Era um dos titãs, filho do Céu e da Terra. Com uma foice dada por sua mãe mutilou o pai, Urano, tomando o poder entre os deuses.

Expulso do céu por seu filho Júpiter (Zeus), refugiou-se no Lácio. Lá exerceu a soberania e fez reinar a idade do ouro, cheia de paz e abundância, tendo ensinado aos homens a agricultura. Em Lácio, criou uma família e uma conduta novas, vindo a ser pai de Pico.



Urano (em grego antigo, Ουρανός, translit.: Ouranos, ‘céu’, ‘firmamento’, latinizado como Uranus) era um deus grego que personificava o céu. Foi gerado espontaneamente por Gaia (a Terra) e casou-se com sua mãe. Ambos foram ancestrais da maioria dos deuses gregos, mas nenhum culto dirigido diretamente a Urano sobreviveu até a época clássica, e o deus não aparece entre os temas comuns da cerâmica grega antiga. Não obstante, a Terra, o Céu e Estige podiam unir-se em uma solene invocação na épica homérica


Neptuno (português europeu) ou Netuno (português brasileiro) era o deus romano do mar, inspirado nodeus grego Posídon.

Filho do deus Saturno e irmão de Júpiter e de Plutão. Originariamente era o deus das fontes e das correntes de água.



Plutão, em Roma, era o nome do deus grego Hades, deus do submundo. Irmão de Júpiter, Netuno, Ceres, Vesta e Juno, faz parte da primeira geração dos deuses olímpicos.

De acordo com a mitologia, quando os três filhos de Cibele e Saturno fizeram a partilha do universo, Netuno ficou com os mares, Júpiter tomou posse do Olímpo, e Plutão ficou consequentemente com os Infernos (também chamado Hades). O deus governou o reino da morte sozinho até se apaixonar pela bela deusa Proserpina.


[ imagem não encontrada em rede da internet ]




domingo, 22 de agosto de 2010

Núcleo, Manto e Crosta.

A Terra é um planeta que se encontra no sistema solar, está bem próximo do Sol, cerca de 150 milhões de quilômetros. Aparentemente é ondulado, elipsoidal, ou seja, possui pólos achatados por causa do movimento que se realiza em torno de si mesmo. Ainda é ondulado, irregular e matematicamente complexo. possui aproximadamente ¾ de sua superficie formada por água e quimicamente é dividido em crosta, manto e núcleo.

O núcleo

A parte mais interna do planeta, é dividido em núcleo sólido e líquido. O núcleo sólido é composto predominantemente por ferro e níquel. Possui elevada temperatura em função do seu campo magnético. O núcleo líquido é composto pelos mesmos componentes do núcleo sólido, porém em estado líquido. A essa parte do núcleo é que se atribui a formação do campo magnético.


O manto

A parte que se encontra entre o núcleo e a crosta, é formado por silício, ferro e magnésio em estado pastoso. Apesar de ser encontrado em estado sólido, acredita-se que permanece em estado pastoso em função das altas temperaturas, 3.400ºC.


A crosta

Também chamada de litosfera, é a parte externa do planeta que se forma a partir do oxigênio, silício, alumínio, magnésio e ferro. Possui placas tectônicas ou litosféricas que se movimentam de forma lenta e contínua sobre o manto. Tais movimentações ocorrem por causa das pressões que o manto exerce sobre a crosta, o que acarreta em deformações na crosta. Também sofre o rompimento de suas camadas rochosas resultantes da pressão do manto, provocando o vulcanismo, que se dá principalmente em regiões onde existe o encontro de placas tectônicas; e os terremotos que são vibrações induzidas pelos movimentos das placas litosféricas.



Acredita-se que o planeta Terra é o único a ter vida. O campo magnético formado no núcleo do planeta juntamente com a atmosfera é que contribui para a vida no planeta, pois juntos protegem o mesmo contra radioatividade vinda do Sol e das estrelas, além dos meteoros que são destruídos antes que cheguem à superfície